10 Melhores Faculdades de Direito no Brasil

A instituição de ensino em que o profissional se formou diz muito sobre a sua atuação, e tem um grande peso no currículo. Por isso, os estudantes e futuros estudantes, precisam conhecer quais as principais faculdades do curso pretendido. No caso de direito, é interessante saber sobre a grade curricular, oportunidades de estágio, nota do MEC e infraestrutura em geral.

Sobre o curso de direito

O curso de direito é um dos mais disputados entre os estudantes. Nas universidades particulares são abertas novas turmas todo semestre, enquanto que as vagas SISU ficam cada vez menores, devido ao número de inscritos.

Durante o curso, que tem dez semestres, cada instituição tem uma grade de disciplinas diferente. Mas, em sua maioria possuem conteúdos padrões, que devem ser passados a todos o estudantes de direito.

A base é transmitir para os futuros advogados a legislação federal quanto à: politicas públicas, trabalho, cidadania, direito do consumidor, relações familiares e etc.

É exigido que os alunos realizem estágio supervisionado, com carga horária estipulada pela universidade. E algumas vezes a própria instituição oferece esse estágio, ou encaminha os seus alunos para as empresas e órgãos públicos que são parceiros da faculdade.

Formas de iniciar o curso

Os interessados podem escolher duas formas para iniciar o curso de direito: em uma universidade privada, ou em uma universidade pública.

Na instituição privada, os candidatos realizam um vestibular eliminatório. Normalmente, aqueles que obtiverem uma boa pontuação conseguem desconto na mensalidade. O valor mensal do curso varia e pode chegar a R$2.000.

Já em universidade pública, é obrigatório realizar a prova do ENEM para que possa se inscrever em programas do governo. Como o SISU 2019 que tem vagas integrais para as instituições do governo.

Para a universidade particular, aqueles que fizeram o ENEM também podem tentar uma vaga no Prouni, que possibilita bolsa integral. Ou no FIES que financia o curso, e permite pagamento após a conclusão.

10 melhores faculdades de direito no Brasil

No ranking com as melhores faculdades de direito no Brasil, seja particular ou pública, podemos destacar:

  • UnB – Brasília – DF;
  • UFMG – Belo Horizonte – MG;
  • USP – Ribeirão Preto – SP;
  • UNEB – Salvador – BA;
  • UFV – Viçosa – MG;
  • Direito GV – São Paulo – SP;
  • PUC SP– São Paulo – SP;
  • IBMEC– Belo Horizonte – MG;
  • FACAMP – Campinas – SP;
  • FESL – Jaboticabal – SP.

É importante verificar o calendário de cada instituição. Verificando a lista de aprovados SISU 2019 ou do vestibular da universidade. Para não perder a data de matrícula.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *