Saiba como é definida o numero de parcelas do Seguro Desemprego

Por vezes, quando o funcionário é demitido, ele pode recorrer a um direito muito importante e fundamental para sua segurança financeira: o seguro desemprego. O seguro é dividido ema algumas parcelas, dependendo da situação de cada contribuinte. Mas afinal, o que define a quantidade de meses a ser recebidos? Veja os seguintes fatores:

O Seguro Desemprego é um benefício que fica disponível para alguns funcionários. Em primeiro lugar, o mesmo deve ter exercido seu cargo com a carteira de trabalho assinada para pode ter acesso ao saque.

Vale lembrar que o seguro só é autorizado para o contribuinte quando a demissão ocorre sem comprovação de justa causa. No caso do funcionário estar em quadrado nos fatores de demissão justa, o mesmo perde diversos direitos e um deles é o seguro desemprego.

É importante enfatizar também que este recurso fica disponível para os funcionários durante 3 a 5 parcelas do auxílio. E para saber em qual categoria de recebimento você encontra, é necessário entender a exigência de cada uma.

Como você já pode conferir, para ter direito ao seguro desemprego, é necessário ter exercido seu cargo através da CLT. O outro requisito é o tempo mínimo de serviço juntos aos órgãos cobradores.

Para quem estará fazendo a solicitação do recurso pela primeira vez, é preciso ter um tempo mínimo de contribuição equivalente a 12 meses. Lembrando que esse tempo de serviço deve ter sido realizado há até 18 meses antes da solicitação.

Quem estará requirindo o auxílio pela segunda vez, é exigido um tempo de contribuição de ao menos 9 meses. Esse tempo deve estar dentro dos 11 meses dados para solicitar o seu seguro desemprego.

Já para os trabalhadores que vão precisar desse recurso pela terceira vez, vale lembrar que o tempo mínimo de serviço deve ter sido de 6 meses, durante os últimos 11 meses.

O pagamento do seguro desemprego pode ser efetuado em entre 3 e 5 parcelas, referentes ao tempo de serviço prestado pelo funcionário.

Para até 3 parcelas

O funcionário deve ter recebido entre 6 e 11 meses para a terceira solicitação em diante. Para a primeira, o tempo mínimo é de 12 meses.

Para até 4 parcelas

Essa categoria que promove a duração de quatro meses do benefício fica destinada para quem cumpriu 18 meses interruptos de serviço com a carteira de trabalho assinada.

Para até 5 parcelas

Já o número máximo de mensalidades do seguro desemprego a ser recebidos, equivalente a cinco parcelas, pode ser solicitado por quem trabalho 24 meses seguidos junto a empresa.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *