Saiba como justificar ausência na prova do Encceja

O Encceja é uma prova muito importante que permite a conquista do certificado do ensino básico e do ensino médio. Este exame dispõe de um regulamento que deve ser seguido corretamente. Quando deixa de comparecer a realização do exame, o estudante precisa justificar o ocorrido. Você sabe qual o procedimento? Veja a seguir como justificar a sua ausência na prova do Encceja.

encceja

O que é a prova do Encceja?

O Encceja é um exame que permite a aquisição do certificado de conclusão para o ensino fundamental e para o ensino médio. A avaliação é destinada a quem ainda não concluiu o desistiu de concluir o ensino básico.

A prova é realizada periodicamente e para que você se consiga o seu certificado, inscreva-se no Encceja durante o período determinado. Fique atento ao prazo para não perder a inscrição.

Vale lembrar que para as duas categorias existem alguns requisitos. Por exemplo, para o ensino fundamental, é necessário que o estudante tenha pelo menos 15 anos no dia do exame. Enquanto para o nível médio, é necessário ter 18 anos no dia da prova.

Como justificar a ausência na prova?

Se por acaso você não pode comparecer ao local de prova no dia da avaliação e ainda deseja fazer a próxima versão do exame, precisa justificar o não comparecimento.

Se você não compareceu na avaliação de 2018, para participar do Encceja 2019 acesse a plataforma digital da prova e realize a sua justificativa no site. O seu pedido será analisado pela equipe responsável.

A resposta será informado ao candidato após um determinado período. Se for aprovada, o estudante fica isento da taxa de inscrição. Do contrário, é preciso ressarcir o INEP, órgão responsável pelo exame. Esta punição é referente a grande porcentagem de ausência por parte dos candidatos no exame.

Como se preparar para a avaliação?

Se o seu pedido for aprovado pela equipe do Encceja, é só realizar a inscrição gratuita para a versão seguinte e começar a se preparr o quanto antes.

No momento de inscrição você deverá indicar o seu tipo de prova. Quem não concluir o fundamental e o médio, só precisa participar da avaliação referente ao ensino médio.

O Encceja disponibiliza uma apostila de estudos com os assuntos que irão estar presentes tanto na avaliação fundamental como na avaliação do médio. O estudante pode se preparar para o exame estudando através da apostila do Encceja, material ideal para este tipo de prova.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *